Educação
Publicado em 24/03/2018 às 9:39 - Autor:

Professora da Rede Estadual é selecionada para participar de Feira Internacional nos EUA

feira_ciencia_eua_sed

A professora Juliana Jorge, da EE Amélio de Carvalho Baís, da Capital, foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participará da “International Science and Engineering Fair” (Intel Isef-2018), que é a Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente nos Estados Unidos.

Este ano, a Intel Isef-2018 será de 13 a 19 de maio. No Brasil, de sessenta professores, apenas quatro foram selecionados pelo programa STEM TechCamp Brasil e comporão a delegação. O Programa é uma iniciativa da Embaixada dos EUA, no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.

Este Programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

Nesta perspectiva, em dezembro de 2017, professores de todo o Brasil participaram do processo seletivo para uma das vagas no Programa, que selecionou apenas um professor e um gestor de Secretaria de Educação por Estado da federação. A professora Juliana foi a selecionada de Mato Grosso do Sul.

No início de fevereiro de 2018, foi realizada a primeira atividade do Programa, onde de forma online todos os TechCampers participaram. De 19 a 23 de fevereiro, todos se reuniram na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, onde diversas atividades de formação, planejamentos e propostas foram realizados visando a ampliação de práticas em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), na sigla em inglês.

Além das atividades de formação presencial em São Paulo, o programa selecionou, entre os 60 participantes de todo o Brasil, 4 TechCampers para acompanhar a delegação brasileira na Intel ISEF 2018 em Pittsburgh, Pensilvânia – EUA.

A Intel ISEF é considerada a maior Feira de Ciências e Tecnologia do mundo, com participação de mais de 1.700 estudantes apresentando trabalhos científicos, com foco em STEM, vindos de mais de 75 países diferentes. Ocorre todo ano, no mês de maio, em alguma cidade norte-americana e é patrocinada pela Intel.

Segundo a professora Juliana “ser selecionada entre profissionais altamente qualificados e comprometidos com a educação básica brasileira para participar da maior feira de Ciências do mundo é uma honra e um prazer indescritíveis. Para professores e alunos que trabalham com pesquisa científica nos ensinos fundamental e médio, participar da Intel ISEF representa o ápice do trabalho. Poder entrar em contato com experiências de cada parte do mundo, assim como interagir com esses alunos e professores é uma experiência incrível, tanto profissional quanto na vida pessoal de quem participar.”

Texto e foto: Secretaria de Estado de Educação (SED)

Comentários